AMAR Corretora de Seguros e Benefícios

Como escolher Seguro Auto? Veja como saber qual é a melhor opção para o seu veículo

Saber escolher o seguro auto é uma questão de identificar quais são as necessidades prioritárias do motorista.

Existem diversos perfis de clientes, cada um interessado em um ou mais aspectos dos seguros, tais como:

Opções de assistência;
Proteção;
Seguro para acidentes;
Carro reserva etc.
Além disso, alguns fatores como faixa etária, quantidade de pessoas que usam o veículo, tempo de carta, dentre outros fatores, podem influenciar em valores e tipos de seguros que podem ser contratados. Assim, é preciso atenção na hora de escolher o melhor seguro auto.

Já a escolha da empresa seguradora também deve levar em conta as experiências prévias de outros clientes. Você deve visualizar aquelas que ofereceram boas experiências a outros consumidores.

Quando se tem acesso a informações mais específicas sobre determinada seguradora, é possível fazer uma escolha mais acertada.

Neste texto, você vai encontrar dicas imprescindíveis para escolher a melhor opção de seguro automotivo. Além disso, vai conhecer as diferenças entre o seguro e a proteção veicular.

Por isso, os tópicos contemplam desde as motivações para a busca por um serviço desse tipo, até a análise das técnicas de Inbound Marketing das empresas, confira.

Seguro automotivo x proteção veicular
No geral, os serviços relativos aos cuidados com o automóvel se concentram em duas modalidades: o seguro automotivo e a proteção veicular.

Devido aos nomes semelhantes, é possível que os clientes confundam as duas formas de serviço. Leia os tópicos abaixo para saber quais são as diferenças principais entre eles.

O que é seguro automotivo?
O seguro oferece cobertura contra colisões, furtos e roubos. É um produto vendido por seguradoras vinculadas à Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Essa vinculação quer dizer que a seguradora tem autorização para vender seguros e respeita uma série de regulamentações para fazer isso.

No caso de quaisquer problemas, a Susep faz uma intervenção e protege os direitos do cliente. Inclusive, as seguradoras podem cobrir danos parciais ou danos integrais.

Os danos parciais acontecem quando o custo do reparo corresponde a menos de 75% do valor do carro. Nesse caso a seguradora arca com parte dos custos do conserto.

Os danos integrais superam 75% do valor do automóvel. O carro não é consertado e o motorista recebe a indenização completa do seguro para que ele adquira um novo automóvel.

As empresas seguradoras também pagam a indenização total quando um carro é roubado ou furtado e a polícia não consegue recuperá-lo.

O que é proteção veicular?
A proteção veicular contempla os mesmos objetivos do seguro, mas é oferecida por cooperativas e grupos.

Por isso, ela não é regulamentada pela Susep. Ou seja, não há garantias. Quando algum indivíduo perde o veículo, os cooperados dividem os custos entre si.

Se os recursos ainda assim forem insuficientes, o segurado precisa arcar com as despesas. Devido a esses fatores, o serviço de proteção veicular não é tão confiável quanto o seguro.

Dicas para escolher o melhor seguro automotivo
Agora que você está ciente das diferenças entre o seguro e a proteção veicular, pode se preparar para escolher o melhor seguro auto para o seu carro.

Caso você tenha se deparado com um anúncio desse serviço no Twitter Ads e não tem certeza se é a melhor opção, acompanhe os tópicos a seguir para ter certeza.

A escolha depende de vários aspectos, desde necessidades pessoais até o valor da franquia e a qualidade das vistorias. Continue lendo para saber mais.

Faça cotações
Você pode contar com a Quisto para fazer a cotação do seu seguro auto. Basta entrar em contato com um dos nossos consultores e pedir por opções de seguro para contratar.

Compare os prazos de uso do carro reserva ou a quilometragem de guincho que é oferecida, por exemplo.

Desse modo, você vai poder fazer uma escolha mais segura sobre o que está contratando e a melhor empresa para a sua necessidade.

Identifique seus motivos
É muito importante ter conhecimento das razões pelas quais você está em busca de um serviço desse tipo.

Como já apontamos ao longo do texto, as empresas seguradoras apresentam várias condições e recursos.

O cliente pode estar à procura de um serviço que o proteja contra furtos e roubos, ou então teme não possuir a cobertura necessária em caso de acidente.

Identificando suas prioridades previamente, vai ser possível optar pelo melhor serviço com mais facilidade.

Fique atento às assistências
Um seguro automotivo possui múltiplas possibilidades de personalização. Dito isso, acompanhe o Marketing de Conteúdo das empresas para saber quais são elas.

As suas necessidades continuam exercendo um papel importante aqui. Se você depende do carro para se locomover, é preciso contar com uma seguradora que tenha carro reserva em caso de emergência.

A quilometragem do guincho pode ser um diferencial enorme durante um imprevisto de viagem.

Em todo caso, procure se informar a respeito das assistências que as seguradoras oferecem. Assim, será possível se planejar melhor e evitar surpresas desagradáveis depois que o serviço já estiver contratado.

Preste atenção aos dados
Na hora de informar seus dados para a empresa seguradora, certifique-se de ter os documentos em mãos. Isso vai evitar que você dê qualquer informação errada.

Em geral, as empresas seguradoras solicitam os documentos de identificação, do veículo e dados sobre o modelo.

Se o cliente informar dados errados para a empresa, o pagamento de indenizações vai ser prejudicado. Afinal, se houver comprovação de que os dados não correspondem à realidade, haverá problemas.

No caso de fazer a renovação do seguro automotivo, o cliente precisará ter a apólice do seguro anterior.

Escolha a melhor forma de pagamento
As empresas seguradoras costumam oferecer parcelamento em débito em conta, boleto ou cartão de crédito.

Se você optar pelo débito em conta, não se esqueça de autorizar o pagamento por meio do aplicativo de internet banking da sua instituição bancária.

Essa forma de pagamento é interessante por descomplicar o processo. No entanto, o ideal é que você escolha aquela que melhor se adequa à sua condição.

Leia bem os anúncios
No mundo de hoje, é muito comum se deparar com anúncios virtuais em diversos endereços da web. Eles fazem parte do plano de Marketing das empresas seguradoras.

Ao clicar em qualquer anúncio, faça questão de ler atentamente todas as informações contidas nele, tais como:

Dados de contato;
Localização da empresa;
Assistências disponíveis;
Formas de pagamento etc.
Essa leitura faz toda a diferença para realizar uma escolha mais acertada. A internet oferece uma infinidade de ofertas diferentes, cabe ao usuário prestar bastante atenção.

Cuidado com a vistoria
Antes do seguro ser devidamente formalizado, as empresas realizam a chamada vistoria, processo meticuloso para averiguar se está tudo certo com o veículo automotivo.

Por isso, assegure-se de que o seu automóvel está em ótimas condições. Caso a vistoria identifique que há pontos negativos, o seguro não poderá ser formalizado.

Contudo, nem toda contratação exige vistoria. No caso de carros zero quilômetro ou da renovação de contrato, não é preciso vistoriar o automóvel.

Lembre-se da cobertura para terceiros
Na hora de contratar um serviço como o seguro automotivo, é necessário pensar em cenários variados.

Isso inclui estar segurado caso venha a bater em automóveis de outras pessoas. As empresas também contemplam esse tipo de acidente.

Quando você sabe exatamente a quantia que deverá pagar em uma situação desse gênero, fica mais preparado para imprevistos graves.

Opte pela franquia adequada
A franquia do seguro é o valor que o segurado é obrigado a pagar quando ocorre sinistro parcial.

Os custos podem ser fixos ou percentuais, dependendo do grau dos danos sofridos. As regras da franquia são definidas na apólice do seguro.

Existem tipos distintos de franquias, cada uma indicada para cada perfil de motorista e modelo de veículo: franquia básica, franquia ampliada, franquia reduzida e franquia isenta.

A franquia básica é a padrão, pois é a mais usada nas cotações. A franquia ampliada é o dobro da franquia básica, e é ideal para motoristas com bom histórico de direção.

Esse histórico serve como garantia de que as possibilidades de acidentes são menores. Então, caso ocorra, o motorista consegue um valor menor do seguro.

A franquia reduzida é a metade do valor da franquia básica. É recomendada para pessoas que se expõem a mais riscos, seja pela profissão ou por imprudência.

No caso da franquia reduzida, o segurado deve desembolsar pouco em reparos para o carro, mas paga mais no valor total do seguro contratado.

A franquia isenta não é oferecida por todas as empresas seguradoras. Não é cobrada uma franquia do cliente, o que acaba encarecendo sensivelmente o seguro automotivo.

Use dispositivos de segurança no carro
Pesquise os dispositivos antifurto, alarme e rastreador. São medidas importantes para diminuir os riscos de roubo ou furto.

Inclusive, as seguradoras compreendem isso e costumam diminuir os custos do serviço.

Por isso, busque instalar alguns desses dispositivos antes de contratar qualquer serviço. Há até seguradoras que oferecem a instalação deles.

É um gasto adicional, mas que pode ocasionar uma economia importante na hora de contratar o serviço.

O seguro automotivo é um recurso imprescindível para a manutenção de um veículo, seja ele usado por razões profissionais ou puramente pessoais.

É uma medida preventiva contra situações que podem ser complicadas, como acidentes e roubos.

Não é possível prever quando algo do tipo irá ocorrer, mas é possível se preparar previamente.

As dicas que listamos neste texto são ferramentas para saber escolher a melhor opção disponível no mercado, de acordo com as suas condições e necessidades. Isso faz toda a diferença para ter experiências positivas. Lembre-se de contar com um bom corretor de seguros para contratar o melhor serviço para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *